domingo, 2 de janeiro de 2011






Dados Pessoais:

Nome: Marlene Rangel Rodrigues
Nome Artistico: Suely Rangel
Nacionalidade: Brasileira
Natural: Cachoeiro do Itapemirim
Nascimento: 27 de Fevereiro

Dados artísticos:
 Cantora, poetisa e atriz.

Cachoeiro do Itapemirim

Iniciou sua carreira artística aos 08 anos de idade , na radio cachoeiro cantando em programas infantis, posteriormente passou a integrar o cast da emissora.

Vitória 
Em vitoria ingressou na  rádio Espírito Santo atuando em todos os programas musicais  ao vivo da emissora, com Altemar Dultra, fez o programa " Ele, ela e o Violão", líder de audiência. Considerada pela crítica como a melhor cantora do Espirito Santo.



Rio de Janeiro
Como atriz, atuou no grande Teatro Tupy e outros, com direção de João Loredo, Mario Brazzini, Antonino Seabra e outros. Como atriz comica, atuou nos programas "Aeio Urca ", " No Show do Chico Anisio", etc.
Contracenando com Lucio Mauro, Lilico, Arletes Sales, Zé Bonitino, Iris Bruzzi, Consuelo Leandro.
Com direção de Wilton Franco, Alcino Deniz, Carlos Alberto, Carlos Manga, entre outros.

Como Cantora:
 Atuou nos programas " Onda jovem" ' Programa do Chacrinha" " Programa do Bolinha", " Almoço com as estrelas com Airton Rodrigues e Lolita Rodrigues"

Radio Tupy:

Como D.J, Teve um programa diario de segunda a sexta com duas horas de duração, intitulado " Cantinho de Suely Rangel" .

Foto novelas:


Estrelou varios foto novelas para a revista " Sétimo céu"
Modelo: Para a agencia de Abrão Medina  fez dois comerciais, um comercial de sabonete " Gessi Lever" feito no estudio do  Tv Rio e outro de uma loção bronzeadora filmado na praia do Arpuador, Rio de Janeiro com direção de J. B. Tanko.

Para a revista Melodias fez duas foto novelas sendo que uma com wanderley Cardoso Titulo ' Amor doce amor" e outra Agnaldo Rayol, titulo " Minha vida te pertence". Sendo inclusive a capa da revista do mês.
Legenda: John Riro
Montagem: Mario Silvio
Original e Direção: Fred Jorge
Produção: Armando A. Lopes
Fotografia: Nicanor Martines
Iluminação: Fausto Le Pera
 
Copacabana Palace
Uma produção  Franco-Italo-Brasileiro. Participação dos artistas brasieliros, Tônia Carreiro, Hugo Carvana e uma participação de Marlene Rodrigues.

Tv Rio
Atuou como cantora nos programas "Noites Cariocas" , "Programa Manoel de Nobrega", "Grande Parada" com diretores : Carlos Manga, Antonino Seabra, Augusto Cesar Vanucci.

Disco

Foi levada por Osmar Navarro, para a gravadora phillips, onde lançou seu 1° compacto com as musicas: "Eu te Amo" ( And I love You her) dos The Beatles, versão feita por Osmar Navarro e " Nenhum de vocês", participou de uma faixa no LP " Os maiores sucessos do ano". Produtores: Osmar Navarro, Nazareno de Brito. Direção: João Araujo ( Pai de Cazuza).
João de Araujo na época diretor artistico da Phillips, achou por bem procurar um pseudonimo artistico para ela, já que Marlene Rangel ou Marlene Rodrigues, seu nome artistico ate então , não era do seu agrado, e para isso incumbiu o famoso Omar Cardoso, astrólogo conceituado , para através da astrologia e numerologia, encontrar o pseudonimo´que  passou desde então a ser " Suely Rangel", que por coincidencia é o nome de uma de suas irmãs.

São Paulo
Disco: A convite de Luiz Mocarzel Transferiu-se para a gravadora continental, onde lançou dois compactos e uma faixa no LP à grande parada de sucesso com a musica  " A ultima valsa" ( versão feita por Ronnie Von da musica ' La derniere valse' gravada na frança por Mirelle Mathien, e que foi seu maior sucesso. Em execução como também em vendagem de disco, com esta musica, se manteve durante muito tempo nas paradas de sucesso em todo o Brasil. Produtor: Fred Jorge . Diretor: L. Mocarzel.

Tv. Excelsior
 Atuou em varios programas musicais tais como: Bolinha. N.S Show, Discoteca do Chacrinha, Show do Meio Dia, etc...
Assim como ela, eram também contratados os seguintes artistas: Os brasas, Eduardo Araujo e Silvinha, Vanusa, Dori edson, Deny e Dino, Artuzinho, Jerry Adriani, Almir Rogério, Nilton Cesar, Nalva Aguiar, Reginaldo Rossi, Valdirene, Rosemere, Toni Campelo.

Tv. Bandeirantes

Atuava em todos os programas musicais da emissora.Ex: Programa Barros de Alencar, Programa Enzo de Almeida Passos, Show dos Bairros etc... Nesta Tv, teve sua carreira assinada na função de cantora, ao contrario das anteriores que mantinham os artistas sob contrato de trabalho. Eram Tambem do cast da emissora: Rita lee, Os mutantes, Zimbo trio, Roberta, Claudia, Claudete Soares, Os Phôlhas.


Disco Infantil


Participou da coleção: Bauzinho encantado dez historias infantis.
Produtor Fonografico: Bau da Felicidade
Estudio: Cruzeiro do Sul- São Paulo
Tecnico de Som: Brasa
Produção Musical: Heitor Carillo
Narração: Silvio Santos


Jingles
Fez vários jingles, trilhas sonoras, vinhetas para radio e Tv.

Produtora de Discos

Produção e direção geral do LP. Titulo " Unidos tambem pela Arte", " Nossos Companheiros Vencedores do 1° concurso de Compositores" para o sindicato dos empregados no comercio hoteleiro, bares e similares de São Paulo, onde seus assossiados: como Garçons, Commis, Maitres, cozinheiros, porteiros, recepcionistas, manobristas, etc.
Enviavam suas composições musicais em fitas k7 para a seleção das L2 faixas do L.P. na direção geral deste L.P., foi responsável: pela seleção das doze musicas, escolha do estúdio, do maestro- arranjador, dos músicos, do vocal, do fotografo, da arte final, da foto da capa, do titulo do L.P., dos orçamentos de : Impressão da capa, da gravadora para a personagem dos discos. Escolheu também os cantores da noite paulista para a interpretação das musicas selecionadas.

Divulgação do L.P.


Na época usou a midia para divulgar o evento que aconteceu na Praça da República- SP

Durante o tempo em que esteve afastada das gravadoras atuou:


Em bailes como Crooner;
Na banda " Bandeira 8";
Na orquestra Carinhoso
Na banda São Paulo


Casas Noturna


São Paulo Hilton Hotel ( Rede Hilton internacional)- Av. Ipiranga
Restaurante Terraço Italia ( Cantora e diretora Artistica)-Av. São Luiza
Discoteca Ta Matete (Cantora e  diretora Artistica)- Jardins

Empresários

Waldomiro Saad - representações Artística LDTA
Marcos Lázaro - representações Artísticas
Chama- Assessoria de produção e comunicação S/C LTDA




No final do ano de 1989 gravou o L.P. Suely Rangel Canta para Eternos Namorados produto distribuído pela gravadora Brasidisc

Um comentário:

  1. Estou usando o login de meu filho
    Fui técnico de som do Conjunto SOM 5 (José Splendore)viajamos juntos por todo o Brasil na década de 60, sinto saudades e fico feliz em saber que você esta bem
    grande abraço!

    ResponderExcluir